Respostas Sociais

Creche

 

A Creche é uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças até aos 3 anos de idade. Para além disso, a Creche desenvolve um conjunto de atividades e serviços, adequados à satisfação das necessidades da criança e orientados pelo atendimento individualizado, de acordo com as suas capacidades e competências, entre as quais nutrição e alimentação, cuidados de higiene, actividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, entre outras.

Pré-escolar

 

O Pré-escolar é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento das crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, proporcionando lhes atividades educativas e atividades de apoio à família. Como tal, são objectivos do Pré-escolar, por exemplo, desenvolver pessoal e socialmente a criança, estimular o desenvolvimento global de cada uma delas, desenvolver a expressão e a comunicação, através da utilização de linguagens múltiplas, entre outros.

Estrutura Residencial para pessoas idosas (ERPI)



O Patronato oferece ainda uma estrutura residencial para idosos, cujos principais destinatários são pessoas com 65 anos ou mais que, por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não podem permanecer na sua residência. Deste modo, a ERPI rege-se por objectivos, como por exemplo, proporcionar serviços permanentes e adequados às necessidades biopsicossociais, contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo, entre outros.